"A melhor maneira de escravizar um indivíduo é fazê-lo pensar que é livre"

By: Luciano "FF"

terça-feira, 24 de junho de 2008

“O bem é fácil de conseguir, o mal é fácil de suportar, a morte não deve ser temida, os deuses não são temíveis”

Epicuro o disse.

Epicuro era um filósofo grego adepto do hedonismo, que consiste, basicamente, em crer que o prazer é o sentido da vida e origem da felicidade do homem. Porém Epicuro também afirmava que os prazeres do corpo eram apenas geradores de ansiedade e infelicidade no geral. Ele buscava, na verdade, alimento o suficiente para viver, boas companhias para conversar e tempo para o ócio, que consistiria em reflexões lógicas. Quanto ao resto, eram apenas contratempos.


Assim nasceu a ATARAXIA, o ideal da imperturbabilidade e da serenidade da alma.

Em seu tempo a ataraxia apenas seria necessária quanto aos prazeres do corpo e paixões, seria o 'não-envolvimento'. Era uma época muito mais simples.


Hoje a ataraxia é um estado de espírito muito difícil até de definir. O mais aceito é que, por ser a imperturbabilidade total da alma, tal qual o desprendimento dos defeitos do corpo e das tentações terrenas, a ataraxia seja a total falta de preocupação, perturbação ou ansiedade quanto aos aspectos palpáveis da vida. Se caracterizaria pela indiferença quanto a fatos, atos e conseqüencias de qualquer coisa ao seu redor. Ansiedade para possibilidades futuras, excitação quanto a presenças, arrependimento quanto a atos passados e tristeza quanto a perdas, tudo isto deveria ser expurgado de sua personalidade para atingir a felicidade.

Há quem diga, porém, que é impossível ou desumano a prática desta ataraxia hoje em dia. É a corrente que define a ataraxia como o controle destes fenômenos em cada caráter. Seria o caso de o indivíduo estar na situação que gera ansiedade, parar, pensar e, através do controle racional sobre o emocional, decidir sobre sentir ou não a tal ansiedade. Ou mesmo em menor nível, escolhendo não sentir a tristeza de tal acontecimento, embora deixe todo o resto fluir naturalmente.

Impossível dizer o que Epicuro diria sobre estes novos ataraxos, mas isso existe, está aí e costuma deixar os seus praticantes em uma posição favorável diante à vida.

Um comentário:

Mariana disse...

Faz tempo que você não posta algo novo, hein?
Olha só, eu deletei o rapa de tacho (dá muito trabalho fazer receitas para os outros, descobri que gosto de fazê-las apenas para mim!), você pode tirar o link do seu blog.
se quiser adicionar outro, meu blog novo é www.devaneandocomamari.blogspot.com
(não se preocupe, esse vai durar...)